Saiba como economizar na sua conta de energia elétrica

Diante da atual crise brasileira, tornou-se essencial economizar em algumas coisas do dia a dia, entre elas, a conta de luz é algo que pode ser economizado sem muitos esforços e com pequenas mudanças.

Se você, como muitas pessoas, acredita que isso é uma tarefa árdua e quase impossível, confira as 5 dicas abaixo e experimente:

Conheça sua conta de luz e os seus gastos 

É impossível conseguir economizar na energia elétrica sem entender porque o valor varia conforme os meses.

Para isso, é importante que você compare o consumo nos últimos doze meses, se você não possui mais as contas, pode conseguir uma 2 via eletropáulo cpf, e veja quais meses o consumo veio mais alto do que gostaria, em seguida, verifique o tipo de bandeira vigente naquela época.

Além disso, é muito fácil conhecer o consumo de cada aparelho em sua casa, para isso, a conta é muito simples.

Verifique o consumo do aparelho, usaremos um aparelho de 2100W como exemplo, em seguida, transformamos o gasto em KWh, para isso basta dividir o valor por 1000.

Por fim, teremos 2,1KWh, agora basta multiplicar esse valor pelo valor do KWh que consta na sua conta de luz e depois pela quantidade de horas que o aparelho permanece ligado ao mês.

Televisão

Muita gente gosta de dormir de TV ligada, seja por causa do silêncio ou a iluminação, acontece que esse pequeno detalhe pode fazer grande diferença no final do mês.

Uma ótima dica para economizar na conta de energia, é programar a TV para desligar quando deitar para dormir.

Se for passar o dia fora de casa, é importante desligar a TV da tomada, já que seu modo “standby” também consome energia.

Chuveiro Elétrico

 Também conhecido como o grande vilão da conta de energia, o chuveiro com certeza é um dos utensílios domésticos que mais consomem energia, ficando atrás apenas do ar condicionado.

Mas não se assuste, sabendo usar, o chuveiro elétrico pode deixar de ser um problema. Verifique se os fios do chuveiro são os mais indicados para sua voltagem, nunca reaproveite uma resistência queimada, além de gastar mais pode ser muito perigoso.

Opte por banhos curtos e em dias quentes, mude a chave de temperatura para a opção verão.

Geladeira

As dicas aqui podem não surtir muito efeito se a geladeira for muito velha, pois estas consomem muito mais energia do que as atuais que possuem o selo de eficiência.

Nunca deixe o congelador com mais de um centímetro de gelo, busque sempre descongelar e limpar a geladeira com frequência.

Não utilize a parte de trás da geladeira para secar calçados, roupas ou panos.

Sempre verifique se a porta está fechando perfeitamente, se começar a apresentar problemas, verifique se há necessidade de trocar a borracha de vedação. Nunca guarde comida quente na geladeira, espere sempre esfriar.

E por último, evite manter a porta da geladeira aberta por muito tempo, o famoso “Abro a geladeira para pensar” pode fazer uma grande diferença no final do mês.

Lavadora de Roupas:

Busque sempre lavar o máximo de roupas indicado pelo fabricante, além de economizar energia, estará economizando na água também.

Mantenha sempre os filtros da máquina limpos e a manutenção em dia.

Além disso, verifique o selo de eficiência da sua máquina de lavar, quanto mais alta a eficiência, menos energia ela vai consumir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *