O glúten é ruim para sua saúde?

Sem GlútenPor que as fomes de inverno de 1944 e 45 ao final da Segunda Guerra Mundial melhorariam a saúde de crianças doentes nos Países Baixos?

Para o Pediatra Holandês Dr. Willem Dicke, isso na verdade fez bastante sentido. O Dr. Dicke estava buscando uma maneira de tratar a doença de Gee-Herter, uma doença que prejudica o intestino levando a graves complicações e a falta de tratamento geralmente significava morte.

Durante o inverno da fome, comidas comuns como o pão tornaram-se muito escassas. Então, as crianças com esta doença de repente começaram a ficar muito melhores. Mais tarde, quando os esforços de socorro suecos fizeram o pão disponível novamente, a saúde das crianças piorou.

Você pode ter adivinhado, mas a doença de Gee Herter era outro nome para doença celíaca e enquanto a doença celíaca pode causar terrível angústia, ela tem uma cura: uma dieta sem glúten. Uma ótima opção é o Livro de Receitas Meu Mundo Sem Glúten.

Alimentação sem glúten

O “Sem glúten” tem sido uma grande chavão ultimamente que varreu os supermercados colocando  todos os tipos de produtos nas prateleiras. Curiosamente, existem todos os tipos de histórias sobre pessoas que curaram uma doença ou outra, eliminando todo trigo e produtos contendo glúten de suas dietas.

O livro Toxic Staple de Anne Sarkisian é cheio de histórias pessoais de pessoas
que com uma dieta sem glúten, curaram várias doenças como Síndrome do Intestino Irritável, Ácido Refluxo gastroesofágico, erupções cutâneas, alergias e até problemas neurológicos como depressão, enxaquecas, TDAH e névoa cerebral.

Uma razão pela qual as melhoram cortando o glúten, é que mais de 95% das pessoas com doença celíaca não são diagnosticadas.

Como atesta o médico Alessio Fasano, a doença celíaca é um “camaleão clínico” que “pode ​​variar de diarreia crônica, perda de peso e distensão abdominal aos sintomas a condições que podem afetar qualquer sistema de órgãos “.

Mas a doença celíaca não é a única desordem relacionada a glúten. Enquanto a incidência global de doença celíaca varia de 0.5% a 1%, estima-se que 18 milhões de americanos, cerca de 6% da população, tem uma condição chamada “sensibilidade ao glúten”, segundo o Dr. Fasano.

Dr. Kenneth Fine da EnteroLab, um laboratório de testes para a sensibilidade ao glúten não celíaca, afirma que o número de pessoas com esse transtorno chega a 30% da população.

Enquanto na Croácia no verão de 2010, o jogador de tênis Novak Đoković estava tendo uma consulta com o Dr. Igor Cetojevic, o médico rapidamente confirmou que o braço esquerdo de Djokovic era visivelmente mais fraco do que o seu direito.

Na verdade, doutor Cetojevic estava curioso sobre a saúde de Djokovic desde o dia em que assistiu um jogo seu no Aberto da Austrália e viu que Djokovic estava tendo problemas para respirar durante uma partida. Ele aparentemente também vomitou violentamente durante uma pausa para o banheiro. O doutor Cetojevic explicou a Djokovic que ele provavelmente era sensível ao glúten.

Olhando para trás, essa revelação explicou a Djokovic por que ele desabou da exaustão durante várias partidas. Embora não tenha sido diagnosticado com doença celíaca, Djokovic iniciou uma dieta sem glúten e melhorou drasticamente sua saúde muito rapidamente.

Viver sem glúten

Você pode estar pensando “OK, então, e se eu não for sensível ao glúten ou celíaco? Devo remover trigo e glúten da minha dieta?”

Bem, alimentos ricos em carboidratos como grãos em geral, elevam seu açúcar no sangue, levando a vários problemas com peso e resistência à insulina. Portanto, uma dieta livre de grãos em geral tem vários benefícios, mas o que é único sobre trigo e glúten?

Primeiro, mesmo pessoas sem sensibilidade comprovada ao glúten afirmam ter perdido facilmente muito peso cortando o trigo especificamente.  E, um estudo de 2012 do Brasil descobriu que um dieta sem glúten reduz gordura corporal, inflamação e resistência à insulina.

No estudo, eles deram a dois grupos diferentes de ratos livre acesso a alimentos e água. As dietas eram exatamente as mesmas, exceto que a dieta de um grupo continha 4.5% de glúten de trigo. Os ratos com glúten ganharam mais peso corporal e muito mais gordura.

Especificamente, os ratos comendo o glúten tinham maior insulina em jejum e glicose, e tiveram muito mais gordura nos músculos e no fígado. Isso aponta o dedo para o glúten como um exacerbador de resistência à insulina, diabetes e fígado gorduroso.

Na verdade, quando eu estava fazendo pesquisas para um artigo sobre por que a taxa de obesidade no Japão é apenas 3.5% em comparação com a da América de 30%, notei que há uma grande diferença no consumo de trigo entre os dois países.

Na América foram consumidos mais de 112 toneladas de arroz e trigo juntos no ano de 2017. Mas, eles comeram 117 kg no Japão. Então, os japoneses estão realmente comendo mais destes dois grãos combinados, mas eles estão comendo quase metade do trigo como americanos. Esta diferença drástica no consumo de trigo poderia ser um fator importante na diferença drástica nas taxas de obesidade nesses dois países.

No entanto, há mais do que apenas ganho de peso acontecendo quando você consome glúten. O glúten de trigo é, na verdade, uma combinação de duas proteínas chamadas gliadina e glutenina. A questão do glúten é que, embora possamos comê-lo sem problemas óbvios, ninguém é capaz de digeri-lo completamente.

Segundo o Dr. Alessio Fasano, “todas as proteínas que ingerimos podem ser completamente desmanteladas com exceção de uma estranha, incomum proteína. “Claro”, essa proteína é glúten e, mais especificamente, seus componentes gliadinas e gluteninas.

Então, depois de comer algo como pão, estes peptídeos de glúten não digeridos flutuando pelo intestino delgado superior e seu intestino percebe-os como um potencial inimigo. Dr. Fasano diz que com base em estudos do Centro para Pesquisa Celíaca e seus colegas em todo o mundo, “parece que o sistema imunológico do corpo interpreta erroneamente o glúten como um componente de uma bactéria ou bactéria perigosa.”

Isso faz com que o corpo desencadeie uma resposta imune para lutar contra e livrar o corpo do atacante percebido. Dr. Fasano diz que “esta resposta é suscitada em todos. Não é exclusivo para pessoas afetadas por transtornos relacionados ao glúten “.

E, essa resposta imune provoca inflamação. A inflamação é uma resposta natural às infecções ou lesões, mas é suposto ser temporário, não é algo que você quer que aconteça toda vez você come. Um artigo de 2011 do Dr. James Oschman explora a ligação entre inflamação e doença crônica. Ele lista um grande número de estudos documentando relações entre inflamação e condições como alzheimer, distúrbios intestinais, câncer diabetes e artrite reumatóide.

Dr. David Perlmutter diz que “não existe nenhuma parte do corpo que é imune à efeitos nocivos do glúten e o motivo sendo que não há parte do corpo que é excluído do mecanismo de inflamação “.

Agora, há outro componente de como o glúten afeta o revestimento do intestino. Como você sabe, a pele, atua como uma barreira para evitar que coisas indesejadas entrem no corpo. Da mesma forma, o epitélio do seu intestino, seu revestimento, atua como uma barreira para prevenir que conteúdos indesejados do intestino vazem para outras partes do corpo. Agora, no revestimento do intestino estão espaços entre células chamadas “junções apertadas” que atuam como portões.

Se eles permanecem abertas em momentos inadequados, podem causar muitos problemas – assim como quando temos feridas abertas na pele quem podem causar muitos problemas, você não quer espaços abertos no revestimento do seu intestino vazando coisas dentro e fora do intestino. Em outras palavras, nosso corpo é como uma fortaleza, e nosso intestino está tentando nos proteger.

No ano 2000, foi descoberto pelo Dr. Fasano e sua equipe na Universidade de Maryland, conheça aqui, que existe uma proteína chamada Zonulina que permite a abertura e o fechamento dessas pontes levadiças no intestino. O gene que codifica esta molécula está sentado neste pequeno cromossomo que é cromossomo 16. Mas está repleto de genes que foram associados a algumas doenças importantes na humanidade.

Doenças autoimunes, câncer e doença do sistema nervoso estão reunidas aqui. Quando o gene para Zonulina foi clonado, uma série de cientistas em todo o mundo olharam esse gene para ver se ele estava ligado a qualquer doença e com certeza, as mesmas três categorias mostraram acima.

Então, gliadina usa a Zonulina, a chave para a ponte levadiça, para permitir que os peptídeos de gliadina escapem através do intestino e entrem na corrente sanguínea, e em seguida, chegar aonde eles não pertencem e causar problemas.

Portanto, o corpo humano não está devidamente equipado para lidar com a ingestão de grandes quantidades de glúten em geral, e parece estar pagando seu preço em mais e mais pessoas. A doença celíaca está em ascensão, aumentando quatro vezes nos últimos cinquenta anos.

E, descobriu-se que em um grupo de 3000 pessoas, a doença celíaca estava dobrando a cada 15 anos. Algumas dessas pessoas, depois de poderem comer glúten sem queixa por 70 anos, de repente desenvolveram doença celíaca. Então, o que está acontecendo aqui?

Em primeiro lugar, estamos consumindo muito mais produtos de trigo e glúten hoje em dia. Nós fomos admoestados a comer mais “todos os grãos” com a pirâmide alimentar ilustrando que a base da nossa dieta deve ser grãos. Não só isso, a maioria dos produtos alimentares no supermercado contém glúten ou alguns componente do trigo.

O glúten possui propriedades úteis para fazer todo tipo de alimentos, e é um bom agente estabilizador, então se encontrou em muitos outros produtos como ketchup, molho de soja, resfriados e até mesmo batom.

Em segundo lugar, o trigo mudou bastante com o tempo. O trigo era praticamente o mesmo nos últimos 10 mil anos aproximadamente que nós estivemos comendo até a segunda metade do século XX, quando as técnicas de hibridização transformaram o grão.

Na verdade, este estudo descobriu que, em comparação com antigas estirpes de trigo, o trigo moderno expressa uma maior quantidade de genes para proteínas de glúten que estão associados à doença celíaca.

Outro culpado é Os modernos métodos de preparação de trigo. Costumava ser que fazer pão exigia um longo processo de fermentação que necessitava alguns dias. Agora, você pode ir de farinha para pão em duas horas. Em qualquer caso, parece que quase qualquer um poderia se beneficiar de alguma forma comendo menos trigo e glúten.

Dependendo de quem você é, você pode obviamente tolerar mais ou menos. Celíacos e pessoas sensíveis ao glúten, obviamente tem que ter muito cuidado com a dieta deles.

Em outras pessoas, o consumo constante de trigo pode desperdiçar lentamente sua saúde com inflamação persistente. E outras pessoas podem aparentemente comer todos os pães que desejam e não têm problemas, pelo menos, nenhum problema óbvio.

Pelo menos, se você tiver algum problema sempre presente de estômago ou outras questões crônicas como neblina cerebral, fadiga ou infecção de pele, vale a pena tentar uma dieta livre de glúten ou sem grãos por algumas semanas.

O pior cenário é você perder alguns quilos no processo. Uma última coisa que devo acrescentar é que só porque algo é sem glúten não significa que é mais saudável. Os produtos sem glúten muitas vezes adicionam mais açúcares, mais gorduras refinadas pouco saudáveis e outros questionáveis substitutos para compensar a perda palatabilidade de tirar o glúten. A menos que você seja celíaco ou sensível ao glúten, trocando alimentos processados ​​para receitas de alimentos sem glúten é dificilmente uma melhoria na saúde.

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