Dicas para economizar dinheiro

Recentemente eu recebi perguntas de leitores que não conseguem criar hábitos para economizar dinheiro. Eles dizem ter dificuldades de criar hábitos rotineiros que os ajudem a conseguir guardar uma quantia legal por mês e dessa forma não consegue realizar nenhum plano.

Não conseguem comprar ou trocar de carro, não conseguem pagar as contas em dia, estão em dívida com o cartão de crédito ou faculdade. Isso é uma coisa corriqueira nos dias de hoje, muita gente não consegue criar hábitos saudáveis e guardar um dinheiro para uma hora de aperto ou para realizar um sonho e até uma simples viagem de férias. Você também está passando por essa situação? Então chegou ao lugar certo, vou deixar algumas dicas simples para que você consiga ter uma condição financeira melhor ainda este ano.

Dicas para guardar dinheiro

1 – Pague somente com dinheiro

Se você sair de casa apenas com dinheiro suficiente para comprar o que você está precisando, você está automaticamente incapaz de sucumbir às compras por impulso, que muitas vezes acabam com seu orçamento. Nós estamos mais propensos a gastar mais com cartão de credito do que quando estamos pagando com dinheiro real.

2 – Tente negociar tudo

Nesta economia as empresas podem estar mais dispostos a dar-lhe um ‘break’/desconto. Mas você não vai chegar a um acordo, ao menos que você pedir. Seja razoável. Comece com um preço que você acha que é justo e peça-o. Se você não conseguir um ‘sim’, peça para falar com o supervisor  ou gerente e explique o seu caso. Muitas vezes você vai conseguir sair da loja com um ótimo desconto.

3 – Experimente a regra das 24 horas

Por 30 dias prometa a si mesmo que você não vai fazer uma única compra grande, faça isso dia a dia. Todos os dias acorde e se lembre que você não pode e não quer comprar nada caro. Quando você encontrar algo que deseja, converse na loja e pense se isso não vai estar disponível no dia seguinte. Esta regra vai te ajudar a fugir das compras impulsivas. Você deixará de comprar tudo o que não for necessário de verdade.

4 – Não faça compras online por impulso

Sair comprando tudo o que você vê na internet é um dos maiores vilões de quem deseja guardar dinheiro. Ao invés de sair comprando qualquer coisa por achar que está no melhor preço, saia do computador, respire, volte e faça uma pesquisa. Será que o produto que você está procurando está mesmo com o melhor preço? Você precisa mesmo comprá-lo? Use sites como o Zoom e o Busca Pé para pesquisar os preços e procure também por cupons de desconto, eles podem ser muito vantajosos.

5 – Questione-se

Antes de comprar qualquer coisa pergunte-se: “Eu preciso mesmo disso?”. Essa é a primeira pergunta antes de sair por aí comprando tudo. A segunda pergunta é: “Quantas vezes vou usar o produto X na minha vida?”. Se a resposta for “Uma vez ou as vezes” tente repensar a compra. A terceira pergunta, e não menos importante, deve ser: “Algum amigo ou parente pode me emprestar isso?”. Acredite, você irá se surpreender com as suas próprias respostas.

6 – Abuse da informação disponível

Existem hoje vários canais, blogs e livros que tem como missão principal ajudar pessoas normais a enriquecerem. São os casos do Canal Me Poupe, do famoso escritor Gustavo Cerbasi e Economirna. Você pode também se utilizar de aplicativos que tem como principal função ajudar na organização e controle financeiro. Comece hoje mesmo, não dói nada.

Veja mais: https://www.facebook.com/eudetpmoficial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *