Como fazer a consulta da perícia agendada do INSS

A pericia INSS é o momento em que o médico do instituto examina o cidadão incapacitado para o trabalho. Pessoas nessa situação podem solicitar auxílio financeiro do INSS. O médico-perito analisará o histórico, as sequelas e os exames feitos pelo paciente e, após a perícia, autoriza ou não o prosseguimento do pedido.

A perícia serve para verificar a incapacidade para  trabalho e se as sequelas sofridas são temporárias ou permanentes. Essas são as três situações em que é necessário fazer a perícia médica:

  • Caso a sequela seja temporária e impossibilite o trabalho: o benefício a ser pago é o auxílio-doença;
  • Já o auxílio-acidente será devido a quem teve alguma sequela permanente, mas que, ainda assim, pode continuar trabalhando, mesmo sendo em outra função. O auxílio-acidente funciona como se fosse uma indenização.
  • No terceiro caso, a sequela é permanente e voltar ao mercado de trabalho é impossível. Nessa situação, o INSS pagará a aposentadoria por invalidez.

Nenhum desses benefícios é aprovado sem o comparecimento na perícia na data agendada. Essa visita ao INSS é o primeiro passo para quem quer receber algum auxílio em situações em que sua força de trabalho foi prejudicada.

Como agendar a perícia no INSS

pericia inssPara agendar a perícia médica, você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS (135) e marcar por telefone. Tenha em mãos seus documentos de identificação e a carteira de trabalho.

É possível também marcar a data pela internet, no computador, celular ou tablet, sem precisar perder tempo aguardando atendimento pelo telefone. Siga esses passos:

  1. Acesse o site: https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/agendamento/inicio.view#sabiweb;
  2. Selecione seu Estado e cidade e agência INSS próxima;
  3. Clique em Próximo;
  4. Inclua seus dados (incluindo o NIT ou PIS/PASEP);
  5. Clique em Avançar;
  6. Selecione o local da perícia;
  7. Clique em Confirmar;
  8. Pronto! Sua perícia está marcada para o data no cabeçalho do documento.

Como consultar a data agendada

Depois da consulta marcada, você pode acessar a qualquer momento a data da sua perícia e tirar dúvidas. Para isso, basta:

  • Acessar o site https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/consulta/inicio.view#sabiweb;
  • Informar o número de benefício ou do requerimento;
  • Informar a data de Nascimento;
  • Nome completo e CPF da pessoa que requer o benefício;
  • Clique em confirmar;
  • A data agendada será informada na tela.

Também serão exibidos outros detalhes da perícia, como local e horário. Se possível, imprima esse documento.

Infelizmente não há a opção de escolher a data da perícia. Lembramos que é importantíssimo ir à agência do INSS no dia indicado. O INSS tem restrições sérias para quem não comparece a uma perícia agendada: a nova data só poderá ser marcada depois de 7 dias, de acordo com o site do INSS. Já a Central 135 nos informou que o prazo para remarcação é de 30 dias. Não é bom perder a consulta em nenhum dos dois casos.

Caso você já saiba que não será possível se apresentar na data indicada pelo site, vale cancelar a perícia. Esse cancelamento só é feito na Agência do INSS em que o exame aconteceria, segundo informações da Central 135.

Documentos para apresentar na perícia

Depois de marcada a data, é hora de se apresentar na agência do INSS. Para não correr o risco de ter o benefício negado por falta de documentação,confira o que levar:

  1. Documentos básicos (carteira de identidade e comprovante de residência);
  2. Comprovante de agendamento da perícia;
  3. Carteira de Trabalho (CTPS);
  4. Comprovantes de tempo de trabalho;
  5. Atestado médico, contendo a CID – Classificação Internacional de Doenças, a espécie da incapacidade e a data de início/agravamento da incapacidade;
  6. Quaisquer documentos que confirmem a limitação ou enfermidade, como atestados médicos, receitas, exames, laudos e comprovantes de internamento.

Pegue as dicas e não perca a data da sua perícia médica no INSS! Ficou com mais alguma dúvida? Escreve pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *